terça-feira, 29 de agosto de 2017

Leituras do Mês: Agosto! #2017


Olá, pessoinhas! Como vocês estão?

Quero começar esse post com um desabafo: eu não sei o que está acontecendo, mas estou tendo muita dificuldade em avançar com as minhas leituras. No mês passado eu terminei o incrível O Nome do Vento e já quis começar O Temor do Sábio, mas esse livro tem quase 1.000 páginas e, no ritmo que estou, demoraria mais de um mês para lê-lo. A questão é que não me toquei disso e comecei a ler o livro em agosto, e cheguei ao dia 14 do mês tendo lido apenas 80 páginas do livro, e nada mais.

Isso mesmo. Era metade do mês e eu não havia lido nada.

Eu entrei em pânico. Faz uma década que não passo um mês da minha vida sem ler um livro. Será que tem algo de errado comigo? Decidi pegar os três livros mais curtos da minha pilha de não lidos e calcular quantas páginas por dia teria que ler para finalizar os quatro até o fechamento do mês. Começando no dia 15 e sem contar os finais de semana (nos quais eu trabalho muito e não tenho tempo para ler, ou vou para casa do meu namorado em outra cidade e não levo livros) eu tinha 13 dias para ler 3 livros com em média 250 páginas.

Quase não consegui.

Livros

A Rebelde do Deserto A Sorte do Agora Graffiti Moon Garra

Li quatro livros esse mês e já resenhei os quatro, e irei soltar as resenhas durante o mês de setembro!

O primeiro livro que li foi A Rebelde do Deserto, em três dias. O livro conta a história de Amani, uma garota que nasceu na Vila da Poeira, uma pequena cidade no meio do deserto cuja influente fábrica de armas produz armamento e munição para todo o país. Depois da morte da mãe o sonho de Amani é sair da Vila e ir para a cidade grande, onde ela poderá escolher seu destino e não será mais obrigada a se casar com o terrível tio. Mas seu plano toma um rumo diferente quando ela acaba se envolvendo numa revolução política e sobrenatural que visa retirar o sultão atual do poder. Eu não esperava muito da leitura e confesso que me surpreendi - o livro tem narrativa ágil, Amani é uma ótima protagonista e eu adorei a mitologia árabe abordada pela autora.

Em seguida li A Sorte do Agora, também em três dias. Nunca havia lido nada do autor, apesar de já ter assistido ao filme O Lado Bom da Vida (que achei meio meh), e adorei a leitura! O livro conta a história de Bartholomew Neil, um homem de 40 anos cuja mãe acaba de falecer devido a um câncer no cérebro. Bart não é neurotípico e está tendo um pouco de dificuldades para lidar com o luto, e nisso ele acaba deixando o padre da paróquia local morar em sua casa, se torna amigo de um homem que também está de luto (pela perda da sua gata) e está apaixonado por uma moça que foi abduzida por alenígenas. O livro parece pitoresco, mas é apenas um conjunto de cartas/dário que Bart escreve, contando sua vida ao famoso ator Richard Gere.

Depois disso li Graffiti Moon, em quatro dias. O livro se passa durante uma madrugada depois do último dia do ensino médio de Lucy, uma garota que é artista de vidro e cujo sonho é conhecer uma famoso grafiteiro de sua cidade, o Sombra. Durante essa madrugada Lucy se junta ao não tão amigo Ed e juntos eles vão caçar o grafiteiro, conversando sobre a vida, o universo e tudo o mais. É um livro coming-of-age simples, mas eu gostei muito da história. A autora faz várias referências a arte (as quais coloquei na minha resenha), mas já adianto que eu estou apaixonada pelas obras do artista de vidro Dale Chihuly.

Resultado de imagem para dale chihuly
OLHA ISSO! É vidro! Colorido! ARTE!!!
Por último, li o livro Garra, em 5 dias. Mas daí você me pergunta: Nath, você não ia ler três livros? E não tinha apenas 13 dias? Com os três livros anteriores você já usou 10 dias, com mais cinco dias passaria do prazo!

Não tema, caro leitor. Acontece que ler Garra não estava nos meus planos: o professor de Prática do meu curso nos passou 100 páginas deste livro para ler para uma atividade em aula, e eu me interessei pelo livro e o troquei com uma pessoa pelo skoob plus. No início do mês eu demorei dois dias para ler as 100 páginas, e assim que ele chegou eu só precisei ler mais 200 em três dias. Ah, a matemática.

Enfim, Garra é um livro diferente do que estou acostumada a ler pois ele é do gênero de não-ficção: na verdade o livro apresenta os resultados de uma extensa pesquisa que a autora Angela Duckworth realizou para descobrir como atingir o sucesso. Apesar do livro ser bastante interessante e os dados da pesquisa serem consistentes, ainda terminei a leitura com uma sensação de que o livro era quase uma panfletagem da famigerada meritocraria, ideia que eu sinceramente abomino. 
________________________________

Enfim, pessoas, é isso que eu li esse mês! Sei que foi pouca coisa, mas estou tentando voltar o ritmo de antes enão sei como. Para setembro vou separar mais quatro livros para ler e me ater à leitura deles. Se eu acabá-los rápido, vou começar O Temor do Sábio.

Mas então, você já leu algum dos livros mencionados? Qual sua opinião sobre a meritocracia? Qual seu personagem favorito de Game of Thrones e por que é o Tyrion Lannister?

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D