quarta-feira, 12 de julho de 2017

Eu te Darei o Sol, de Jandy Nelson

Eu Te Darei o SolAutora: Jandy Nelson
Título original: I'll Give You the Sun
Editora: Novo Conceito
É bom?: ★★★★ 
Páginas: 384
Sinopse: Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia. Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém. Contado em perspectivas e tempos diferentes, EU TE DAREI O SOL é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar.


Só tive vontade de ler Eu te Darei o Sol pois já tinha lido O Céu Está em Todo Lugar, da mesma autora. Vou me limitar a esse primeiro parágrafo para brevemente comparar as obras: Jandy Nelson obviamente evoluiu em sua escrita, pois sua narrativa teve melhoras notáveis nesse livro, além de maior clareza de ideias indubitavelmente presente nesse texto. Os livros não são muito parecidos um com o outro, então nas faz sentido comparar mais profundamente, mas admito que, mesmo achando Eu Te Darei o Sol mais bem escrito e elaborado, ainda gostei mais de O Céu Está em Todo Lugar.

Eu te darei o sol conta a história de Noah. Noah tem uma irmã gêmea chamada Jude, e os dois sempre foram muito unidos. Noah tem 14 anos, é gay (não assumido) e seu objetivo de vida mais imediato é entrar para a escola de artes que sua mãe tanto ama. 



Eu gosto de aesthetics...
Eu te darei o sol conta a história de Jude. Jude tem um irmão gêmeo chamado Noah, e os dois não são nada unidos, pelo menos não mais. Jude tem 16 anos, estuda numa renomada escola de artes mas vive assombrada pela mãe morta e por escolhas ruins, e isso afeta sua arte.


Falando sério, o livro tem tanto Jude quanto Noah como narradores, em diferentes momentos da vida. Noah narra o passado, e em seus capítulos conta sobre suas relações com sua família, fala sobre seu primeiro amor e, é claro, sobre o significado que a arte tem para ele.

Quando chegamos em Jude, no entanto, ficamos sabendo do futuro nada promissor de Noah (através de Jude): a mãe deles morreu, Noah não entrou na escola de artes e está cada vez mais dentro do armário. As coisas não tem sido boas para Jude: antes uma garota muito feminina e popular, Jude se tornou uma reclusa, fechada em seu mundo supersticioso e com uma culpa irracional enraizada dentro de si.



Sinceramente, costumo odiar livros com mais de um ponto de vista pois detesto esperar para saber o que acontece com um personagem. Mas gostei da mudança de narradores nesse livro por dois motivos: 01) a autora soube dar uma voz única aos narradores. Noah e Jude soam diferentes e isso é perceptivo; 02) os capítulos não acabavam com suspenses. Eu não gosto de ficar sabendo de uma revelação na última página de um capítulo e ter que esperar 30+ páginas para saber mais sobre isso. Além de ficar com raiva do capítulo seguinte, você perde o interesse pelo suspense e, quando volta para ele, já perdeu o efeito. Mas nesse livro a autora equilibrou bem os capítulos, e por isso eu gostei da narrativa alternada.

Não vou me aprofundar demais na história, apenas quero dizer que Eu Te Darei o Sol é um belo livro sobre família, e senti isso pois tenho um irmão que amo muito e, apesar de não termos nada a ver com Noah e Jude, vi muito dá nossa relação neles. Além disso, o livro aborda temas como: abuso sexual, luto, sexualidade e perspectivas para o futuro. Foi uma leitura envolvente, e com certeza tirei algo desse livro para minha vida. 

Recomendo!

Resultado de imagem para i'll give you the sun Imagem relacionada
Qual capa vocês preferem? Eu sinceramente prefiro a primeira, mais coloridinha :v

Um comentário:

  1. Ai que legal! Não conhecia, espero que eu ache pra comprar!
    Beijos, muito legal o livro
    batomveermelhoblog.blogspot.com
    @batomdamanda

    ResponderExcluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D