quinta-feira, 25 de maio de 2017

Contos da Academia dos Caçadores de Sombras, de Cassandra Clare

Contos da Academia dos Caçadores de SombrasAutoras: Cassandra Clare, Maureen Johnson, Sarah Rees Brennan e Robin Wasserman
Título Original: Tales from the Shadowhunters Academy
Editora: Galera Record
É bom?: ★★★3.5
Páginas: 504

Sinopse: Os Caçadores de Sombras estão de volta numa novíssima aventura. Todas as histórias são verdadeiras. E, dessa vez, Simon Lewis está pronto para contar a dele. Numa história contada em 10 contos que revisitam o passado dos Caçadores e aponta para uma nova direção, Cassandra Clare, Sarah Rees Brennan, Maureen Johnson e Robin Wasserman presenteiam os fãs da série com uma jornada de tirar o fôlego, cheia dos personagens que todos já amam. Simon não se lembra do seu passado, das aventuras que viveu ao lado dos amigos... Nem sequer sabe quem é, de fato. Então, quando a Academia de Caçadores de Sombras reabre, o rapaz mergulha nesse novo mundo, determinado a se reencontrar. Mesmo sem ter certeza de que quer voltar a ser aquele velho Simon de antes. Mas o local é muito hostil e Simon acaba enxergando muitos problemas em sua nova escola. Como o fato de os alunos mundanos serem obrigados a viver no porão, ou sofrerem com as piadas e os preconceitos dos Nephilim.


Sou uma fã de carteirinha da Cassandra Clare e já li todos os livros dela envolvendo o universo dos Caçadores de Sombras. O último livro dela que eu li foi Dama da Meia-Noite, que se tornou um dos favoritos de 2016, então quando Contos da Academia dos Caçadores de Sombras foi lançado no Brasil eu fui correndo compra-lo. Mas, confesso, não gostei tanto assim do livro.

No final de Cidade do Fogo Celestial nosso adora vampiro nerd Simon Lewis voltou a ser humano – yay! – mas perdeu todas as suas memórias envolvendo os Caçadores de Sombras, incluindo Clary – oh não! Quando li o final de Os Instrumentos Mortais eu fiquei com raiva e muito triste, e mantive essa indignação até o presente (e já faz uns três anos que li CDFC). Ao saber que haveria um novo livro de contos contando sobre as aventuras de Simon Lewis tentando reaver suas memórias e aprendendo a ser um Caçador de Sombras, pirei. Mas o livro não é exatamente isso...

Resultado de imagem para simon lewis cassandra jean
A ilustradora oficial, Cassandra Jean, faz um Simon IGUAL o da minha mente!
O livro é mais um romance, cujos capítulos são longos e as autoras decidiram dividir em contos. Não são contos, pois as histórias tem certa continuidade e dependem umas das outras para fazer sentido. Não foi como com os contos do Magnus em As Crônicas de Bane, que se passavam em lugares e épocas diferentes – aqui os contos seguem uma cronologia.

Tudo começa quando Simon está prestes a começar o treinamento de Caçador de Sombras. Agora ele mora em Idris, tem professores durões (piores que professores de educação física!), vive num prédio completamente decadente e faz algumas amizades com jovens Caçadores de Sombras e com mundanos que, como ele, querem Ascender. O livro trás contos de todas as etapas do treinamento de Simon, bem como flashbacks de pessoas que já estudaram na academia antes dele, como o filho mais velho de Will e Tessa (sim, o James!) e o pai de Alec e Izzy, Robert Lightwood.


Resultado de imagem para simon lewis cassandra jean Resultado de imagem para simon lewis cassandra jean

O livro no geral é divertido, pois Simon é um garoto super deslocado que vive metendo os pés pelas mãos, e é sempre um prazer ler sobre suas aventuras. Mas, confesso, até mais da metade do livro os contos foram todos muito bobos, com pouca coisa interessante a acrescentar à história, apenas os três contos finais e os contos com flashbacks foram realmente importantes, e, na minha opinião, ficou cansativo ler 300+ páginas de bobagem adolescente para ter 150 páginas corridas de coisas realmente interessantes.

Apesar disso, o livro com certeza é um must have para todos aqueles que, como eu, têm lido as aventuras dos Caçadores de Sombra há anos e amam esse mundo. Não é o melhor livro da saga, mas vale a leitura!

Alberto Rosende como Simon, na série Shadowhunters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D