sexta-feira, 21 de abril de 2017

Apenas Um Garoto, de Bill Konigsberg

Apenas Um GarotoAutor: Bill Konigsberg
Título original: Openly Straight
Editora: Arqueiro
É bom?: ★★★4.5
Páginas: 256
Sinopse: Rafe saiu do armário aos 13 anos e nunca sofreu bullying. Mas está cansado de ser rotulado como o garoto gay, o porta-voz de uma causa. Por isso ele decide entrar numa escola só para meninos em outro estado e manter sua orientação sexual em segredo: não com o objetivo de voltar para o armário e sim para nascer de novo, como uma folha em branco. O plano funciona no início, e ele chega até a fazer parte do grupo dos atletas e do time de futebol. Mas as coisas se complicam quando ele percebe que está se apaixonando por um de seus novos amigos héteros.




Decidi ler Apenas um Garoto pelo simples fato de que este é um livro LGBT. Para ser honesta, antes de começar a leitura vi algumas resenhas negativas que me desanimaram, mas fico feliz por ter lido o livro pois realmente gostei da experiência.

Apenas um Garoto conta a história de Rafe, um rapaz de 16 anos que é gay assumido desde os 13. Estamos cansados de histórias trágicas de adolescentes que tem sua identidade negada, sofrem bullying, são expulsos de casa, cometem suicídio, se prostituem etc. Com Rafe (ainda bem!) nada disso aconteceu. Seus pais o aceitaram, seus amigos o adoram e a escola na qual ele estudava sempre se esforçou para lhe providenciar um lugar seguro. Com certeza isso é o tipo de coisa que qualquer pessoa LGBT gostaria, mas Rafe está cansado de ser sempre O Garoto Gay Porta Voz dos Homossexuais. Acima de tudo, está cansado de viver sempre tendo que reafirmar e defender sua sexualidade, mesmo num ambiente no qual ele é amado.


Um trecho muito eloquente do livro.

Por isso Rafe pede a seus pais para estudar num colégio interno só para meninos do outro lado do país, e cria um plano secreto para não ser gay assumido. Ele não vai fingir ser hétero, mas simplesmente vai omitir sua sexualidade e, quem sabe, pela primeira vez na vida, fazer amizades com garotos héteros que não tem medo que ele vá assediá-los sexualmente.



Os pais de Rafe são muito liberais e não ficam nada felizes com a escolha do filho, pois acreditam que ele está se rendendo ao heterossexismo, mas Rafe é obstinado. O livro começa quando ele vai começar as aulas na nova escola.

!No começo, tudo é maravilhoso. Pela primeira vez Rafe consegue jogar no time da escola sem o estigma de ser um jogador gay, faz amizades com vários tipos diferentes de garotos (esportistas, nerds, até mesmo vira amigo de um garoto gay!) e parece ter encontrado seu lugar no mundo.

Tudo muda quando Rafe começa a ficar cada vez mais próximo de Ben, um garoto que joga futebol no mesmo time dele. Ben é um garoto muito inteligente e gentil, e também é enorme e de uma família de rednecks - os caipiras conservadores dos EUA. Rafe está decidido a não fazer nada a respeito dos seus crescentes sentimentos por Ben, mas isso se torna quase impossível quando Rafe acredita que Ben talvez goste de garotos e esteja (nem que seja um pouco) interessado nele.


Resultado de imagem para apenas um garoto


Eu amei esse livro. Adorei a história e adorei as personagens criadas pelo autor, mas principalmente adorei a mensagem que o livro propõe. Rafe é um garoto como qualquer outro mas que, por ser gay, foi impedido de viver sua vida plenamente, mesmo vivendo num ambiente tão acolhedor. O livro simplesmente fala desse aspecto da vida de todo LGBT, que é ser obrigado a ser um porta voz de sua sexualidade e/ou gênero e viver sob esse holofote em todas as situações.


Para finalizar, quero deixar aqui um questionamento do autor: quando é relevante ser gay?

Resultado de imagem para apenas um garoto Resultado de imagem para openly straight
Qual capa vocês preferem? Eu gosto muito mais da brasileira :v

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D