quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Eu Sou o Mensageiro, de Markus Zusak

Eu Sou o MensageiroAutor: Markus Zusak
Título original: I am the Messenger / The Messenger
Editora: Intrínseca
É bom?: ★★★★ 

Páginas: 320
Sinopse: Ed Kennedy leva uma vida medíocre, sem arroubos. Trabalha, joga cartas com cúmplices do tédio, apaixona-se por uma amiga que dorme com todos os vizinhos do subúrbio e divide apartamento com um cão velho. O pai alcoólatra morreu há pouco; a mãe parece desprezá-lo. Certo dia, ele impede um assalto a banco e é celebrizado pela mídia. O ato heróico tem conseqüência. Logo depois, Ed recebe enigmáticas cartas de baralho pelo correio: uma seqüência de ases de ouros, paus, espadas, copas, cada qual contendo uma série de endereços ou charadas a serem decifradas. Após certa hesitação, rende-se ao desafio. Misteriosamente levado ao encontro de pessoas em dificuldades, devassa dramas íntimos que podem ser resolvidos por ele. Uma mulher é estuprada diariamente pelo marido, enquanto uma senhora de 82 anos afoga-se em solidão, à espera do companheiro, morto há mais de meio século. A ele parece caber o papel do eleito, do salvador. Convencido disso, segue instruções e se perde entre ficções de estranhos e sua própria, embaçada, realidade. A certa altura pergunta-se: "Eu sou real?" Markus Zusak cria um personagem comovente capaz de confrontar o mistério e, por meio da solidariedade, empreender um épico que o levará ao centro de sua própria existência.


Li esse livro em dezembro de 2016 e definitivamente foi uma das melhores leituras do ano, se não da vida. Para quem já leu o famigerado A Menina que Roubava Livros, do mesmo autor, digo apenas que são dois livros completamente diferentes, que convergem em apenas um ponto: ambos são ótimos.

Eu Sou o Mensageiro conta a história de um taxista de 19 anos chamado Ed Kennedy. Ed vem de uma família disfuncional - seu pai bebia, sua mãe nunca gostou dele e seus irmãos, por algum motivo, tiveram mais sucesso que ele na vida, o que sempre lhe causou inveja. Ed mora num apartamento minúsculo com seu cachorro de 17 anos e se considera um total fracassado.

"Às vezes as pessoas são lindas. Não pela aparência,
 ou pelo que dizem, mas simplesmente pelo que são".
Felizmente para Ed, ele tem um grupo de amigos. Um de seus amigos é Marvin, um  rapaz mão de vaca, com quem Ed vai no banco logo no início do livro. E, apenas para ressaltar a falta de sorte de nosso protagonista, o banco é assaltado justamente nesse dia.

Num momento crítico e impensado, Ed acaba desarmando o bandido e "salva o dia". Ed se torna um herói por uma semana, a pesar de morrer de medo do bandido que ajudou a por na cadeia, que o ameaça. Mas Ed tenta esquecer tudo e continuar vivendo sua vida, que se resume a dirigir um taxi, jogar cartas com os amigos e sonhar acordado com um namoro (que jamais vai acontecer) entre ele e sua amiga Audrey.

Eis que a vida de Ed muda completamente quando ele recebe pelo correio uma carta de baralho com três endereços e horários misteriosos anotador no verso. Logo Ed percebe que sua missão é ajudar as pessoas que moram nesses endereços, desde uma velhinha com Alzheimer que sente falta do falecido marido, uma garota bonita cujo sonho é ser atleta e uma mulher que é espancada e estuprada pelo marido todas as noites.




Porteiro!
Esse livro me tocou profundamente por diversos motivos. Primeiramente, eu também tenho 19 anos (tinha quando li pela primeira vez) e, como Ed, também questiono para onde estou indo com minha vida, se o que estou fazendo vale a pena e se eu quero viver desse jeito para sempre. Esse livro capturou muito bem o espírito da época na qual vivo (sei que existe uma palavra difícil para esse termo, mas não me lembro agora).

Markus Zusak escreveu um livro bonito, cheio de crescimento pessoal, inspirador e, principalmente, inovador. Se A Menina que Roubava Livros era narrado pela Morte, Eu Sou o Mensageiro tem um dos finais mais mind blowing e inesperados que eu já li. Alguns não gostaram, mas eu amei.

Gostei muito deste livro, li-o quase inteiro e um dia e com certeza irei ler de novo. Uma leitura sem igual.

Resultado de imagem para eu sou o mensageiro
Eu acho essa edição mais bonita que a minha, mas a vida é assim né :p
Essa foto não é minha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D