segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Ladrões de Sonhos, de Maggie Stiefvater

Ladrões de SonhosAutora: Maggie Stiefvater
Título original: The Dream Thieves
Editora: Verus
É bom?: ★★★
Páginas: 429
Sinopse: Ladrões de sonhos, o segundo volume da Saga dos Corvos, traz de volta a imaginação selvagem e as reviravoltas eletrizantes que somente uma autora original como Maggie Stiefvater é capaz de criar. Ao lado de Blue, os garotos corvos — o privilegiado Gansey, o torturado Adam, o espectral Noah e o sombrio e perigoso Ronan — continuam sua busca pelo lendário rei galês Glendower. Mas suas explorações enfrentam um duro contratempo conforme segredos, sonhos e pesadelos começam a enfraquecer a linha ley — um canal invisível de energia que conecta lugares sagrados e que pode levá-los até o rei. Será por isso que a floresta mística de Cabeswater sumiu inexplicavelmente? Quem é o misterioso Homem Cinzento e por que ele está procurando o Greywaren, uma relíquia que permite tirar objetos de sonhos? E o que isso tem a ver com o indecifrável Ronan? Conforme Blue e os garotos corvos procuram respostas a essas e outras questões, o perigo que os envolve se torna cada vez mais real, e será preciso apostar todas as fichas nessa aventura enigmática.

Eu senti esse livro de uma forma que poucas vezes senti antes. Dá para nomear nos dedos a quantidade de livros que foram capazes de me levar para outras realidades apenas com palavras. Ladrões de Sonhos é um deles. É um livro lindo e emocionante e eu não estava preparada para ele.

Ladrões de Sonhos começa um pouco depois do final (bombástico) de Os Garotos Corvos. Nos foi revelado que Ronan Lynch pode roubar coisas de seus sonhos. Ele basicamente sonha alguma coisa - seja uma planta, um animal, um objeto - e, se ele quiser, pode roubar essa coisa de seu sonho e trazê-la para a realidade. Seu corvo fêmea, Motossera, é um fruto de seus sonhos.


Os Garotos Corvos e Blue em Cabeswater.
O livro começa com Ronan e seus irmãos, Declan e Matthew, entrando (novamente) em conflito. Sabemos que Ronan e seus irmãos herdaram a herança do pai, que foi assassinado, com a condição de nunca voltarem à casa na qual cresceram. Neste livro, essa condição do contrato é explorada e várias revelações acontecem. Ronan é um personagem muito mais presente, seu passado, sua personalidade, seus desejos secretos e sua vida são expostos nesse livro. Ele já se tornou um dos meus personagens favoritos de toda a saga.

Ao mesmo tempo em que acompanhamos a vida de Ronan, também acompanhamos Adam. Adam saiu da casa dos pais por ser vítima de violência e está morando sozinho, tendo três empregos, uma escola particular caríssima para pagar e várias contas, desde comida até aluguel. Como se as coisas já não estivessem difíceis o suficiente, Adam se comprometeu a ser os olhos e ouvidos de Cabeswater, e isso tem cobrado seu preço: visões misteriosas têm acompanhado sua vida, e ele está cada vez mais ultrapassando o limite da insanidade.


Destruí este olho tirando esta foto mas valeu a pena.
Enquanto isso, Gansey continua sua busca por Glendower. Blue tenta ajudá-lo ao mesmo tempo em que tem que conviver com um relacionamento difícil com Adam, fazer companhia a Noah e ajudar sua família, principalmente agora que a mãe dela se envolveu com um assassino de aluguel com nome falso que procura um objeto capaz de tirar coisas de sonhos (nada importante).

Este segundo livro foi espetacular. A história andou muito mas ao mesmo tempo pareceu estar estacionada no mesmo lugar de antes. Cada cena era tão real que era quase palpável, eu literalmente me senti dentro da história. Isso é raro, precioso e deve ser protegido.


Real demais.
Sem spoilers, mas preciso mencionar isso: você vai chegar numa cena em que o Gansey, o Ronan e o Kravinsky (um personagem novo) estão com os carros e o coquetel molotov e os fogos de artifício na festa de embalo. Durante todo o capítulo, umas boas dez páginas, eu vivi as cores e as luzes dos fogos e senti o calor quando o carro queimou e foi tudo muito real. Eu estava no ponto de ônibus ouvindo Twenty One Pilots enquanto essa cena se desenrolava e fiquei pensando no videoclipe maravilhoso que uma combinação de TOP e a Saga dos Corvos daria. Fiquei imaginando florestas verdes e uma garota de cabelo preto muito curto com uma jaqueta cheia de bottons e um cara de cabeça raspada com um corvo nos ombros e um rapaz arrumando carros e bebendo Coca-Cola e uma maquete de uma cidade e fogos de artifício e cartas de tarot e foi tão lindo! Daí, no final do capítulo, o Gansey disse a mesma coisa sobre o Kravinsky achar que a vida dele era um videoclipe e aquilo me deixou muito louca. Me senti o Gansey durante a leitura. Sempre achei que me identificaria mais com a Blue, mas eu e o Gansey somos muito parecidos.

Não sei ainda como me sentir. O livro todo é incrível, cheio de revelações e plot twits muito inesperados mesmo, mas a história toda tem uma aura melancólica e ler me deixa um pouco triste. Não sei até que ponto a história faz bem para mim. Mas é tão incrível que não consigo parar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D