domingo, 25 de setembro de 2016

Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently, de Douglas Adams

Agência de Investigações Holísticas Dirk GentlyAutor: Douglas Adams
Título Original: Dirk Gently's Holistc Detective Agency
Editora: Arqueiro
É bom?: ★★★
Páginas: 240

Sinopse: “Um colossal épico cômico musical romântico policial de horror sobre viagens no tempo, fantasmas e detetives.” — O autor.
Richard MacDuff é um engenheiro de computação perfeitamente normal que sempre se comportou muito bem, obrigado, até o dia em que deixa uma mensagem equivocada na secretária eletrônica de sua namorada, Susan Way. Arrependido, toma a decisão mais natural possível: escalar o prédio dela e invadir seu apartamento para roubar a fita com a gravação. Na vizinhança, Dirk Gently bisbilhota os arredores com seu binóculo quando presencia o ato tresloucado do antigo colega de faculdade e decide entrar em contato para lhe oferecer seus serviços investigativos. Depois de uma série de acontecimentos bizarros, o detetive percebe uma interconexão obscura entre a atitude estapafúrdia do amigo e o assassinato de Gordon Way – irmão de Susan e chefe de Richard, que passa a ser suspeito do crime. De uma hora para outra, os dois veem-se envolvidos num caso incrivelmente estranho, com elementos díspares e desconexos que, no final, conseguem se encaixar de forma perfeita e construir uma trama típica de Douglas Adams.

Para ser completamente honesta, eu tinha expectativas bem baixas em relação a este livro. Sou fã de carteirinha do Douglas Adams, sou apaixonada pelo Guia mas, além disso, também sou muito fã da pessoa que o Douglas era. Quando li a biografia dele escrita pelo Neil Gaiman (Não Entre em Pânico) e O Salmão da Dúvida (uma espécie de compilados da vida do Douglas), eu tive certeza de que queria ser uma escritora igual a ele: completamente original e criativa, irreverente, com uma vida intensa e interessante e capaz de cativar fãs ao redor do mundo com minhas histórias.

A questão é que eu acredito que existe um limite de espetacularidade que uma pessoa pode alcançar. Se você é um escritor e escreve dez livros, pelo menos um deles tem que ser menos bom (eu não diria RUIM, pois ruim é uma palavra muito forte... vocês entenderam). Mas Douglas Adams, como já era de se esperar, não segue as regras da probabilidade e foi capaz de escrever um livro espetacular mesmo já tendo outros livros espetaculares e duas biografias.

Houve até uma série do Dirk Gently! Mas foi cancelada... ;-;
A única pessoa capaz de escrever um livro tão sem nexo mas que ao mesmo tempo tem uma história profunda e intrincada é o Douglas Adams, e ele provou isso em Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently.

O livro conta a história de Richard, um homem completamente normal e com problemas de pessoas completamente normais que, de um dia para o outro, esbarra numa espiral de maluquices envolvendo um Monge Eletrônico de outra dimensão, um investigador maluco que não liga exatamente para resolver um mistério, mas entender todas as FACETAS do mistério, um fantasma em fase de testes, idosos sem noção das coisas e viajem no tempo/espaço. E, é claro, um sofá entalado.

“Um colossal épico cômico musical romântico policial de horror sobre viagens no tempo, fantasmas e detetives.” — O autor.

NENHUM TRECHO DESTA FRASE CONTÉM MENTIRAS

SOBRE O LIVRO, O LIVRO TEM TUDO ISSO MESMO, É

 DEMAIS!!! LEIAM!!!!!!

O livro é bem curtinho e não quero dar spoilers, só queria pontuar que a história é MUITO engraçada, você ri praticamente o tempo todo durante a leitura e, a pesar de alguns personagens e acontecimentos parecerem desconexos, absolutamente TUDO se conecta no final (estamos falando de HOLÍSTICA) e você fica de queixo caído! Acho que Dirk Gently daria um excelente seriado, para ser sincera... Poxa, BBC, bora investir num remake!

Resultado de imagem para dirk gently
Onde será que posso encontrar as HQs de Dirk Gently para baixar por torrent?
Enfim, se você tem medo de que este livro não seja tão bom quanto O Guia, peço gentilmente que NÃO ENTRE EM PÂNICO e aceite que nada vai ser tão bom quanto O Guia. Mas lembre de que este livro foi, afinal, escrito pelo Douglas Adams e é uma obra espetacular, que merece atenção. É divertido, de bugar o cérebro e tem mistério e suspense.

O que mais a gente pode esperar de um livro?

  

2 comentários:

  1. Este livro parece ser bem interessante, vou pesquisar o preço dele depois. Obrigado por mais um review, Nath

    ResponderExcluir
  2. Eu achei esse livro meio chato eu gostei mais do guia mesmo. Mas talvez eu tente ler a biografia que o Niel Gaiman fez parece ser bem legal :)

    ResponderExcluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D