quinta-feira, 21 de julho de 2016

Eu, Você e a Garota que Vai Morrer - O Filme

Título: Eu, Você e a Garota que Vai Morrer
Título original: Me and Earl and the Dying Girl
Tempo de duração: 105min
Direção: Alfonso Gomez-Rejon
Roteiro: Jesse Andrews (o autor do livro)
Gênero: Drama
É bom? ★★★★★
Sinopse: Greg (Thomas Mann) está levando o último ano do ensino médio o mais anonimamente possível, evitando interações sociais, enquanto, em segredo, está fazendo animados filmes bizarros com Earl (RJ Cyler), seu único amigo. Mas tanto o anonimato quanto a amizade dos dois é abalada quando a mãe de Greg o força a fazer amizade com uma colega de classe que tem leucemia.






Olá, pessoas lindas e maravilhosas! Como vocês estão?

Há um tempinho, eu escrevi uma resenha para o livro Eu, Você e a Garota que Vai Morrer (clique aqui para ler a resenha). Eu estava louca para ler este livro, e talvez isso tenha feito com que eu criasse expectativas altas demais e me decepcionasse. Um amigo meu, o Lucas (<3), havia assistido ao filme e dito que era muito legal, então acho que foi por isso que decidi trocar com alguém pelo skoob plus (ainda bem que foi só por um crédito).



Eu li o livro em três dias, tanto por que o livro é bem curtinho, tanto por que a escrita do autor era muito fluída. Eu gostei do começo da história, o final que foi um problema para mim. Quando terminei de ler o livro, estava com raiva. Por que a história tinha sido péssima, o autor colocou elementos racistas e elitistas em sua história (não estou dizendo que o autor seja racista e/ou elitista, apenas que ele colocou alguns tropes desse gênero que me irritaram) e eu, no geral, esperava muito mais do livro.

Conversando com meu namorado, o Fettuccini (pode ou não ser o verdadeiro nome dele, fica o mistério) (nem eu sei), expus todo o ódio que havia em minha alma em relação a este livro. Eis que eu menciono o fato de que existia um filme, e meu namorado decide assistir ao filme (pois ele não sabe ler), e depois de umas horas ele volta dizendo que adorou o filme. Isso aconteceu em abril.

Eis que, há duas semanas, eu estava na casa do meu namorado, tentando socializar com a gata dele, que aparentemente me odeia, quando ele sugere: "Nath, vamos assistir Eu, Você e a Garota que Vai Morrer?". Minha primeira reação foi: *grunhidos* "NÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOO!!!!!". Mas, como eu sou trouxa, acabei cedendo e assistindo ao filme.

 
 
 
 

"Nós aprendemos muito cedo que éramos os únicos que gostavam, por exemplo, de clássicos do cinema estrangeiro. Por que gostávamos disso? É difícil dizer. Talvez por que eram estranhos e violentos, como nós. Ou provavelmente por que eram confusos e sem sentido, como a vida."

O filme começa parecido com o livro, e o começo do livro é divertido. O filme conta a história de Greg, um garoto que está no final do ensino médio que faz todo o esforço possível para não se destacar em nada e nem ter amizade com ninguém. Ele não quer fazer parte de nenhum grupinho, mas quer virtualmente conhecer e ser "amigo" de todas as pessoas em todos os grupos. Greg tem um único amigo mais próximo, Earl, com quem faz uns filmes caseiros que ele julga péssimos. Earl é o melhor personagem do filme e do livro.

No começo da história, a mãe de Greg conta a ele que Rachel, um garota que estudava com ele na escola judaica, está com leucemia. Por algum motivo, a mãe de Greg acha que ele deve se aproximar de Rachel, se tornar amigo dela, e tentar ajudá-la a superar a depressão que geralmente vem com o diagnóstico de câncer.

Durante a uma hora e meia do filme, vemos o Greg se abrir sobre seus filmes pela primeira vez com alguém fora o Earl, vemos Greg e Earl se divertindo e se metendo em roubadas e brigas, vemos Greg e Rachel formando uma amizade platônica (nada de romance, graças a nosso senhor Odin) e vemos três adolescentes tentando levar a vida para frente, cada um com seu conflito interno. 

O filme é diferente do livro em três aspectos: 01) a personalidade de Rachel, 02) a motivação de Greg para ser amigo de Rachel e 03) o final. Vamos dissertar e dissecar estes aspectos:


A Personalidade de Rachel

No livro, Rachel não tem personalidade. O problema é justamente este. Ela é uma garota que nunca fala nada, não tem nenhum interesse pessoal (no filme ela faz arte com papel), não tem nenhuma característica interessante, não parece feliz com a amizade do Greg ou triste por estar doente e, basicamente, no livro ela e o arco dela só servem para dar suporte ao arco do Greg. No filme, ela é uma personagem interessante, faz piadas engraçadas, ri das coisas, tenta de verdade se aproximar de Greg (depois de um tempo), mas é óbvio que ela está sendo lentamente consumida pela depressão. No filme, ela é uma personagem redonda, você se conecta a ela, e isso torna o filme emocionante. No livro, ela era só um nome que aparecia com frequência.


A Motivação de Greg Para ser Amigo da Rachel

No livro, Greg é um idiota e só se torna amigo de Rachel pois quer pegar a amiga dela, Madison. Sim, por isso e por que a mãe dele manda. Num dos primeiros capítulos, ele fala sobre as garotas por quem ele já se apaixonou, e Madison era uma delas. Durante o livro todo, ele vai se sentar com Rachel na escola por que quer ficar perto da Madison. Ele faz um filme para a Rachel pois quer pegar a Madison. Enfim, o livro se resume a isso.

No filme, Madison aparece e Greg tem uma queda por ela, mas ele acaba se tornando amigo de verdade de Rachel no filme (coisa que não acontece no livro) e no final das contas percebe que a amizade que ele tem com Rachel é mais importante do que a paixonite dele por Madison. Sério, o filme é muito melhor que o livro.



"Sabe, na escola e na faculdade nós somos forçados a passar vários anos das nossas vidas com grupos aleatórios de pessoas com as quais não temos nada em comum. É um pesadelo".

O Final

Este trecho contém spoilers, selecione o texto para ler.

No livro, quando Rachel morre, Greg não estava com ela nem muito menos se importava muito com a menina. Ele fica triste, claro, mas não liga demais para o assunto. Eis que a mãe de Greg passa o filme que Greg e Earl fizeram para Rachel (que no livro são apenas declarações de amigos e parentes da Rachel) no auditório da escola, e Greg fica puto. MUITO PUTO. Briga com a mãe dele, xinga todo mundo, diz que os filmes dele são uma merda, destrói todas as fitas que ele já fez na vida e decide desistir de tudo. Uma das últimas cenas é com Earl e Greg no restaurante de comida vietnamita que o professor de história deles recomenda. Earl, que no livro tem uma família disfuncional cheia de drogados e criminosos (o tal trope racista e elitista do qual falei, que não existe no filme), fala que vai ter que desistir do sonho de ir pra faculdade e ser cineasta pois tem que arranjar um emprego para ajudar a mãe solteira e alcoólatra a cuidar dos irmãos drogados e criminosos. Greg diz que também vai desistir da faculdade, não por algum motivo sério, mas por que ele é um idiota que não via as boas intenções da família dele, que fazia de tudo para que ele tivesse um futuro. Earl dá uma dura em Greg, que decide então escrever uma carta para a faculdade, e a carta é o livro dele. Ridículo. Simplesmente.

(Nada do que falarei a seguir acontece no livro) No filme, Madison convida Greg para ir ao baile de formatura. Greg aceita, mas de última hora acaba indo para o hospital onde Rachel está internada. Lá, ele mostra uma versão diferente do filme da Rachel, mais artística, com imagens super bacanas das pessoas mais próximas dela e outras coisas. Nisso, Rachel entra em coma e, depois de algumas horas, morre. Isso deixa Greg triste, mas ele consegue descobrir coisas incríveis sobre a Rachel mesmo depois da morte dela e isso faz com que ele tenha boas memórias da amiga. Como durante o filme todo a Rachel insiste para que o Greg faça faculdade, ele de fato se inscreve e o filme acaba. Não ouvimos mais nada do Earl, infelizmente, mas eu gosto de pensar que ele também foi para a faculdade.

Fim dos spoilers.

Enfim, eu sinceramente gostei o filme. Os filmes de Greg e Earl ganharam vida, os atores escolhidos foram ótimos e eu gostei muito, muito mais do final do filme do que do final do livro. O filme não é incrível, mas com certeza é melhor do que o livro. 

É isso por hoje, galera! Espero que tenham gostado dessa análise. Já leram o livro ou assistiram o filme? Comentem! \õ/

2 comentários:

  1. IlumiNATH, SEJE MENAS!

    1° Fettuccini é meu nome do meio, desculpe acabar com o mistério kkkkkk
    2° EU SEI LER SUA BOBOCA!
    3° Você ta me devendo essa porque se não fosse pela minha insistência você nunca teria assistido esse filme supimpa kkkkkkkkkk

    Curti o texto pequena, ficou show, e aceita que doi menos: Filmes > Livros kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1º Ainda não sabemos seu primeiro nome, continua o mistério
      2º Vc usou o programa do stephen hawking
      3º nem gostei dessa goiaba

      minha mão na sua cara > livros

      Excluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D