quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Shadowhunters (!!!)


Oi galerinha, tudo bom com vocês??
Em julho de 2014 (!!!faz muito tempo!!!) eu fiz um post falando sobre uma das minhas sagas de livros prediletas, Os Instrumentos Mortais. Na época em que eu comecei a ler bastante e colecionar livros, quando eu tinha meus 13 anos (quase seis anos atrás), uma das primeiras séries que eu li foi Os Instrumentos Mortais. Eu me apaixonei perdidamente pela história, li os três primeiros livros (só haviam sido publicados três até então) em três dias e fiquei absurdamente louca pelo universo. Quando soube que haveria uma adaptação cinematográfica (em 2013), surtei muito. Fiquei muito feliz por saber que um dos meus livros favoritos realmente viraria filme.

O filme, infelizmente, foi um fracasso enorme. Sinceramente? Assim que eu assisti o filme eu fiquei muito decepcionada. A pesar de uma boa produção, o filme não passou disso. As localizações, os cenários e os efeitos estavam ótimos, o figurino, as armas, tudo lindo. A atuação? Péssima. Os atores? Muito estranho nos personagens. A história? Mudaram coisas essenciais. Foi uma decepção enorme.

Eis que foi anunciado em 2015 que, em janeiro de 2016 seria lançada a série SHADOWHUNTERS (!!!!!!!!), baseada em Os Instrumentos Mortais, um reboot completo da história. A série seria bem diferente do filme, com atores, roteiristas e toda a equipe totalmente diferente. 

Shadowhunters acaba de passar do quinto episódio (é exibida pela emissora Freeform terça à noite e sai pelo Netflix toda quarta-feira, à meia-noite) e eu confesso: antes de assistir, eu estava com os dois pés atrás para com a adaptação. Mudaram MUITA coisa em Shadowhunters, e já era possível ver isso pelos trailers. Mas, agora que assisti os cinco primeiros episódios, eu afirmo: a série está incrível, e eu acredito que, desta vez, Os Instrumentos Mortais ganhará o espaço que merece na mídia.

Neste post irei destacar diferenças que eu identifiquei entre os livros e a série, e eventualmente posso mencionar algum PEQUENO spoiler. Se você quer ler sobre a história dos livros e quer saber se a história vale a pena ou não, recomendo ler meu post antigo. Se você já leu os livros e/ou quer saber mais sobre o seriado, esse post é para você.

OLHA QUE ELENCO PERFEITO <3
Diferenças entre os livros e o seriado:

Luke Garroway: Luke é amigo da mãe de Clary, e é um lobisomem. No livro, ele era um Caçador de Sombras (Shadowhunter) que fazia parte do Ciclo de Valentim, mas foi atacado e transformado. Isso continua igual no seriado. No livro ele é dono de uma livraria, é branco e é o líder de uma matilha de lobisomens de Manhattam. No seriado, o ator escalado foi o Isaiah Mustafa, um ator negro. Sabe que diferença isso faz? NENHUMAAAAAAAAAA. Se você reclama por isso, você é um tremendo babaca, parabéns, pegue aqui seu certificado de racista. O que tem de realmente diferente entre o Luke do livro e do seriado é que, na série, Luke é um policial. Nada a ver com um livreiro, certo? Na verdade, eu achei essa mudança muito bem colocada. Na minha visão faz muito mais sentido por (spoiler). Ainda não chegamos a ser apresentados à matilha de Luke, mas acredito que isso vá acontecer nos próximos episódios.

O Instituto: O Instituto é uma igreja localizada em cada cidade do mundo que possui Shadowhunters. O Instituto serve para que os Caçadores de Sombras morem por lá, hospedem visitantes, treinem, mantenham guardados seus livros de runas, magias, conhecimentos, armas, equipamentos, etc. Isso continua igual no seriado. A questão é que, enquanto nos livros o Instituto (de Nova York, pelo menos) é um ambiente bastante soturno, gótico, antigo (afinal, é uma igreja), no seriado ele é bastante tecnológico, é uma igreja por fora mas por dentro é tipo a CIA (ou o que eu imagino que seja a CIA). No seriado tem muita gente no Instituto, enquanto nos livros os únicos habitantes do Instituto eram o Jace, o Alec, a Isabelle, os pais do Alec e da Isabelle (que estão viajando) e Hodge. Isso afeta em algo a história? NÃO.

A idade dos personagens: Cidade dos Ossos começa no aniversário de 15 anos de Clary, e todos os personagens tem em torno dessa idade, exceto Alec que já é adulto (mas não é muito mais velho que os demais). Acho que fazer com que os personagens fossem mais velhos na série foi bem melhor. Primeiro, por que o público que leu os livros naquela época já cresceu e não ia se identificar tanto com adolescentes de 15 anos. Segundo, por que acho que faz mais sentido nós termos jovens adultos, no auge da idade, combatendo criaturas sombrias, do que crianças. No livro, tanto Clary quanto Simon estavam no ensino médio, e no seriado Clary está tentando entrar na faculdade de artes e Simon estuda contabilidade. Para Jace, Izzy e Alec, nada muda.

Jocelyn Fray: Jocelyn, nos livros, é uma pintora frustrada, que cuida sozinha da filha e é amiga de Luke. No seriado, Jocelyn tem uma loja de antiguidades. Jocelyn nunca contou nada sobre o Submundo para Clary, e foi sequestrada pelos capangas de Valentim muito antes de poder falar qualquer coisa, enquanto na série ela tenta contar tudo para Clary mas não consegue fazer isso à tempo.

Uma coisa da qual senti falta: UMA DAS MELHORES PARTES DO LIVRO ERA O SIMON SENDO TRANSFORMADO EM RATO, POR QUE NÃO FIZERAM ISSO NA SÉRIE, POR QUE?????? FOI HILÁRIO NO LIVRO.

Camille Beaucort: A vampira aparece bem mais cedo na série do que nos livros, ela é quem transforma Simon e, aparentemente, ela quer o Cálice Mortal. Ela não faz nada disso nos livros, se não me engano aparece só no final do segundo livro.

As runas: Nos livros, as runas são tatuagens pretas que podem, com o tempo, ficar mais fracas, mas nunca desaparecem. No seriado, as runas parecem mais escarificações do que tatuagens, e vão "curando" com o tempo, e algumas parecem apenas cicatrizes. A estela é capaz de reativar runas que já sararam, no entanto. Achei essa mudança bem legal.

Outras pequenas mudanças: Maureen, nos livros, é uma menina de 12-13 anos apaixonada por Simon e na série ela tem a mesma idade que Clary e Simon. Dorothea é a vizinha idosa e excêntrica de Clary nos livros, enquanto na série ela é uma funcionária da mãe de Clary, bem jovem, e elas são amigas. O laboratório de Valentim ficava nas ruínas de Renwick em Nova York nos livros, mas no seriado fica em Chernobyl. Isabelle já tinha o colar de rubi que pulsava na presença de demônios, não ganha de Magnus. Valentim revela para Clary que é pai dela no final do livro, os Irmãos do Silêncio apenas revelam que quem apagou a memória de Clary foi Magnus Bane. Enfim, nada EXTREMAMENTE essencial.







Eu gostei bem mais dos atores do seriado do que dos do filme. Não querendo desmerecer os atores e do filme, jamais, mas acho que os atores de Shadowhunters são mais parecidos fisicamente com os personagens, e a personalidade de cada um parece ter sido mais bem absorvida. Emeraude ficou PERFEITA como Isabelle, na minha opinião, na atuação e na aparência, e o Dominic e o Matthew ficaram muito mais verossímeis como Jace e Alec. Ainda não tenho uma opinião profunda sobre a Kat como Clary, mas não desgosto, e o Alberto como Simon está PURO AMOR. Quando revelaram que o Harry Shum seria o Magnus, fiquei com um pé atrás (eu adorava o ator do filme, única coisa certa do filme), mas foi só ver ele atuando como Magnus que me convenci completamente.

  
 
 

Eu estou gostando bastante da série até o momento. Mesmo os atores não sendo 100% incríveis - são todos bem jovens, afinal - eu acredito que não falta muito para eles entrarem completamente nos personagens. Também estou gostando muito da série por que eles tem se aprofundado mais na história. A irmã do Simon é mencionada, a van aparece, temos a banda do Simon que muda de nome a cada 15 dias, Clary é uma desenhista, Meliorn aparece, TESSA É MENCIONDA (SABE O QUE ISSO QUER DIZER? IMAGINA, UM SPIN-OFF DE SHADOWHUNTERS SOBRE AS PEÇAS INFERNAIS. I M A G I N A), enfim, muita coisa que tinha ficado de fora do filme que era importante, ou pelo menos interessante, está presente na série. 

Shadowhunters pode não estar excelente, mas eu tenho muita fé na série.

E você, já assistiu Shadowhunters? Pretende ver? O que tem achado? Deixe seu comentário! Beijos, e até o próximo post ;)

2 comentários:

  1. Como acontece muitas vezes, nossas opiniões são bem parecidas. Achei que a mudança na profissão do Luke foi adequada, vai ser útil à narrativa. E quase surtei quando o Magnus mencionou a Tessa! Gosto muito das Peças Infernais. Só acho que, de novo, o Jace é simpático e de boa demais; nos livros, ele é insuportável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, tá faltando um pouco de ruindade no Jace de Shadowhunters hahaha XD

      Excluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D