quarta-feira, 18 de março de 2015

A Onda


A Onda - Poster / Capa / Cartaz - Oficial 1Título: A Onda
Título original: Die Welle
Tempo de duração: 107min
Direção: Dennis Gansel
Roteiro: Dennis Gansel
Gênero: Drama, musical
É bom? ★★★★★
Sinopse: Rainer Wenger, professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e A Onda já saiu de seu controle. Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.


Okay, uma pequena introdução ao tema: acredito que todo mundo esteja pelo menos um pouco familiarizado com a Segunda Guerra mundial. Basicamente, Hitler, o líder do partido Nazista, acreditava que os judeus e outras minorias deveriam ser extintos, e assim ele acabou matando muita gente e criando conflitos internacionais por causa disso. O que algumas pessoas não estão ciente é que havia muitos civis que apoiavam Hitler. E quando digo civis, me refiro a pessoas como eu e você: pessoas comuns, trabalhadoras, etc.

Como Hitler conseguia ter apoiadores no meio do povo, se era óbvio que ele era uma pessoa ruim? Basicamente, Hitler fazia com que as pessoas que o apoiavam se vissem como a elite, os melhores, superiores aos demais. Ele impunha suas regras e fazia as pessoas pensarem que aquilo seria ótimo na vida delas. Um alienação misturada com fascismo e pronto: temos uma ditadura.

O professor Anke Wenger
O filme A Onda conta a história do professor Reiner Wenger, que lecionou um curso de uma semana sobre autocracia. Quando pergunta aos seus alunos se ainda é possível que uma ditadura ocorra na Alemanha contemporânea, os alunos dizem que os alemães aprenderam sua lição e nunca irão acabar com a democracia e a liberdade novamente.

Movido por esta resposta, o professor aplica um experimento social com a duração de cinco dias. No primeiro dia, o professor coloca algumas regras para os seus alunos, como por exemplo: eles tem que ficar sentados eretos nas carteiras, com os dois pés no chão e virados para a frente; não podem falar ou perguntar nada a não ser que tenham permissão e, mesmo com permissão, devem ser respeitosos, diretos e ficar de pé para falar; etc.

Mesmo os alunos mais rebeldes começam a aderir às regras do professor. Logo todos estão usando uma camisa branca como uniforme, chamam o professor de Anke Wenger (Sr. Wegner) e até mesmo de líder. É então que o professor dá um nome ao movimento - A Onda - e cria um gesto para seus membros: o movimento de uma onda sob o peito.

Adeptos do movimento A Onda confrontado não-membros.
Conforme os dias passam, as coisas começam a sair do controle do professor. Os alunos dessa classe, denominada A Onda, começam a usar o uniforme da turma fora da escola, picham a cidade com o símbolo do movimento e começam a impor suas idéias para outros alunos e pessoas de fora da escola.

Quando o movimento se torna violento o professor finalmente decide parar, mas os alunos não parecem dispostos a abandonar a ideologia d’A Onda. Isso leva a um final surpreendente e cheio de significado histórico e cultural. O filme é o relato da influencia de um professor sob seus alunos, e como isso pode se tornar algo perigoso.

Na verdade, eu assisti esse filme para a faculdade. Estou no primeiro semestre em Letras e a professora decidiu nos mostrar esse filme mais com o objetivo de mostrar o poder de influencia que o professor tem nos alunos. Um discurso bem realizado é capaz de influenciar os alunos tanto para o bem quanto para o mal. Muitas vezes, os alunos nem sabem direito o que estão fazendo. Quando eu assisti o filme na faculdade, a pesar de ter adorado, eu pensei que a história era um pouco exagerada. Na minha visão, os alunos iam perceber que eram marionetes do professor. Fiquei muito chocada quando descobri que era uma história real, que aconteceu na Califórnia, em 1967. Se quiser ler sobre o acontecimento real, clique aqui. É um artigo bem curto e super interessante da Wikipédia.

É isso por hoje, espero que tenham gostado. O filme é muito bom e é fácil de encontrar em qualquer locadora ou para baixar na internet.

Beijos e até mais õ/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D