terça-feira, 12 de novembro de 2013

Legend, de Marie Lu

LegendAutora: Marie Lu
Título Original: Legend
Editora: Prumo
É bom?: ★★
Páginas: 256
Sinopse: 
Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. 


"Uma pessoa apavorada é uma pessoa morta"

Legend é um livro único. É uma distopia, é um romance, mas não se parece muito com as distopias e os romances por aí.


Ele é narrado pelo ponto de vista de duas pessoas: Day, um garoto lindo de longos cabelos loiros (eu tenho uma coisa por homens de cabelo comprido), que vive nas ruas e é o criminoso mais procurado da república. Mais PROCURADO, não o mais PERIGOSO; e June, a garota prodígio, que tem os genes e a mentalidade do soldado perfeito, que não questiona e faz tudo pela República. Mas ela ainda está em treinamento.



Os pais de June morreram devido a um acidente de carro e ela vive com o irmão mais velho, Metias, que é um soldado que serve a República. No entanto, Metias é assassinado, tudo indica que o assassino é Day, e June quer vingança. Ela fará de tudo para encontrar Day e levá-lo para o corredor da morte.

June Iparis (tem fanarts lindas desse livro pelas internets)



"- Você é completamente pirado. Preste atenção no que digo, pra valer. Certo? Não é pra revidar. Nunca! Prefiro morrer a ver esse pessoal machucar você. Compreende?"



June se disfarça e vai para as favelas procurar o famoso criminoso quando se mete numa briga de rua. Ela é salva por um rapaz e uma garota - Tessa e Day, não que ela saiba - e os dois desconhecidos cuidam dela sem pedir nada em troca. Mas, depois de algum tempo ao lado deles, o instinto de soldado treinado de June lateja: o garoto tem que ser Day.



Mas - surpresa! - Day não é tão ruim quanto aparenta. Na verdade, todos os seus crimes foram em favor de pessoas pobres, nunca houveram assassinatos antes de Metias e, o mais importante, ele nunca fez nada mais grave do que roubar dinheiro para sobreviver. Então será que June está certa em mandar Day de encontro à justiça? Será que essa justiça está certa?

Day (pra mim, ficou perfeito, idêntico ao personagem!)
Eu achei Legend um livro bom, mas não tão bom assim. Os protagonistas, mesmo interessantes, tem suas falhas. Na verdade, achei a construção de Day muito mais profunda e interessante que a de June. Day tem uma história longa, sempre foi pobre, foi reprovado e deixado para morrer, seu irmão mais novo está morrendo por causa de uma doença maluca que tem tomado a vida de metade da cidade e é muito sentimental, fazendo de tudo para ajudar quem precisa. Já June é cega, só vê o que foi mostrado a ela, nunca faz perguntas, parece um robô. Sei que faz parte da personalidade dela, mas não gostei muito das partes narradas por ela. 



O mistério que ronda o livro é interessante, desde a parte de onde está Day, o que vai acontecer com ele, a doença em si e todas as mentiras em que a República está envolta. Pena que nem tudo - ou quase nada, para ser mais exata - foi revelado. Mas isso não é um problema, já que pretendo ler a continuação =D



"Por que cada dia significa novas 24 horas. Cada dia quer dizer que tudo é possível de novo. Você pode aproveitar cada instante, pode morrer em cada instante, e tudo se resume a um dia após o outro".


A sequência, Prodigy, já foi publicada no Brasil. Só que eu sou pobre e ainda não comprei ;P
O terceiro e último livro, Champion, saiu recentemente nos EUA e em breve deve chegar ao Brasil. Parece também que o livro vai virar filme õ/ Só espero que eles não me coloquem um ator de CABELO CURTO pra fazer o Day. Seria desgosto demais.

Legend Prodigy Champion

Qual capa vocês gostam mais? Já leram o livro? Pretendem ler? Me contem õ/

6 comentários:

  1. Nath, o que mais me interessa nessa série é essa coisa de se narrar o livro sob a visão de dois personagens que estão em lados distintos, isso é muito interessante. Só acho que existem tantas distopias no mercado que às vezes fica difícil acompanhar... vou fazer um esforço para ler Legend.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles estão no mesmo lado na verdade, mas tem visões diferentes de bem e mal, e isso é o melhor de tudo. E um aprende com o outro, no fim das contas. Leia sim, o livro é ótimo <3

      Excluir
  2. Olá Nath.
    Que post mais lindo e bem elaborado, não tem nem como não querer ler o livro agora. :)
    Desde que vi esse livro na livraria eu sempre fico com uma vontade imensa de começar a ler a trilogia. Apesar do gênero distopia agora ser a nova "modinha", esse tem um certo tom de originalidade. Com certeza vou dar uma chance a trilogia mais a frente. Alias essas capas são tão maravilhosas que fica difícil de escolher minha preferida, mas vou chutar "Prodigy". rs

    Beijos, Manu Blog Cereal Things.
    cerealthings.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado ><
      Eu também acho as capas lindas, mas pra mim a melhor com certeza é a de Champion. Não sei dizer por que, apenas é ><
      Espero que vc leia, o livro é ótimo!

      Excluir
  3. Nath, só eu que nunca li nenhum livro dessa Marie Lu? (risos)
    Li poucas distopias nessa minha vida de leitora. Não é um gênero que me chame muito a atenção, entende?
    Mas, quando o leitor curte o gênero e o livro consegue fazer jus a ele, é muito bom.

    Beijo!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nah, vc não é a única, ela ainda não é tããão famosa assim. Eu amo distopias <3

      Excluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D